quarta-feira, 28 de abril de 2010

Resumo da aula

"A formação do Império Romano"
A partir do século V a.c., Roma começou a expandir-se. Em pouco mais de dois séculos, quase toda a Península Itálica foi conquistada, incluindo as colónias gregas. Foi o início de um processo que levaria à formação de um grande império.
Catarina Figueiredo, nº 9, 7º E

"A integração dos povos conquistados"
Num império tão vasto, foi necessário um grande esforço para conseguir integrar povos tão diversos. O exército foi muito importante, pois permanecia nas terras conquistadas para garantir a paz e impor o domínio romano. Outros elementos contribuíram para a unidade do Império, como a língua (o latim), uma vasta rede de estradas, o direito (as leis) romano, os municípios, o poder do imperador e, mais tarde, uma lei que dizia que todos os habitantes livres do império passavam a ser considerados cidadãos romanos. As relações económicas, colocando as diferentes regiões em contacto umas com as outras, foram outra causa da unidade dos habitantes do Império.
Mariana Silva, nº 18

"A Romanização da Península Ibérica"
O domínio da Hispânia pelos Romanos foi lento e difícil. Entre os diferentes povos que ofereceram  grande resistência à ocupação romana encontravam-se os Lusitanos (...).
Os Romanos dividiram a Península Ibérica em três províncias: Tarraconense, Bética e Lusitânia. (...)
A presença romana, que durou cerca de 600 anos, transformou profundamente a Península Ibérica. Ainda existem aqui vestígios da presença romana.
Sarah Ferraz, nº 32

2 comentários:

  1. setora desde a pergunta 16 que nao pos a pagina para irmos procurar.....bjs até quinta

    ResponderEliminar
  2. Stora muito obrigado pelo Blog ! Consegui estudar por aqui e é muito mais fácil assim, ^^

    ResponderEliminar