O povo hebreu foi libertado da escravidão egípcia por Moisés.
O Antigo Testamento relata que um faraó egípcio, depois de transformar em escravos os hebreus que lá viviam, anunciou um decreto: todos os primogénitos judeus deveriam ser mortos ao nascer. A mãe de Moisés, para salvá-lo, colocou o recém-nascido num cesto, deixando-o a vagar nas águas do rio Nilo. O bebé foi encontrado e criado pela filha do faraó, vivendo então como um príncipe. Já adulto, ao ver um guarda egípcio açoitando um escravo hebreu, matou o guarda e fugiu para o deserto. Lá, num longo período de meditação, recebeu de Deus a missão de tirar os hebreus do Egipto e conduzi-los para a Terra Prometida. Como o faraó não aceitava as ordens divinas levadas ao rei por Moisés, Deus castigou o faraó enviando dez pragas terríveis para o Egipto. A cada desgraça, Moisés procurava o faraó pedindo-lhe que obedecesse a Deus, mas o rei recusava-se a libertar os hebreus. O povo de Israel (os hebreus) estava a salvo dessas desgraças.
O último castigo enviado por Deus foi a morte de todos os primogénitos no Egipto por um anjo que viria exterminá-los. Mas Moisés ordenou que os judeus marcassem as portas de suas casas com um sinal feito com sangue de um cordeiro. Assim, o anjo da Morte não passou pelas casas identificadas com o sinal, poupando os primogênitos judeus. É daí que vem o nome Pessach, que significa passagem, passar por cima de alguma coisa, no sentido de omitir, ou seja, a Morte não passou pelas casas dos judeus e seus primogênitos foram salvos.
Ao ver o próprio filho morrer, o faraó resolveu obedecer ao Deus de Moisés, deixando os hebreus irem embora do Egipto. Mas depois, traindo sua palavra, mandou o exército atrás do povo que abandonava o cativeiro. Então, por meio de Moisés, Deus fez com que as águas do mar Vermelho se abrissem para dar passagem aos hebreus e se fechassem sobre o exército do faraó. Dessa forma, o povo judeu pôde seguir o seu caminho para Canaã, a Terra Prometida.
Este é o momento em que Deus fala com Moisés pela primeira vez:
A passagem pelo Mar Vermelho do povo Hebreu é outro dos momentos que marcam a importância de Moisés:
Sem comentários:
Enviar um comentário