quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Ficha Formativa


AS PRIMEIRAS CIVILIZAÇÕES

1. Indica as construções feitas pelos egípcios.
2. Distingue os vários tipos de túmulos.
3. Descreve as regras de representação da figura humana.
4. Distingue os dois tipos de esculturas feitas pelos egípcios.
5. Refere os tipos de escrita egípcia.
6. Diz em que consiste a escrita hieroglífica.
7. Descreve alguns conhecimentos adquiridos pelos egípcios na área das ciências.
8. Localiza, no espaço, a Palestina e os Fenícios.
9. Descreve a história dos Hebreus, desde o seu local de origem até à fixação na Palestina.
10. Justifica a originalidade da religião hebraica.
11. Caracteriza o povo fenício.
12. Descreve a colonização fenícia no mundo mediterrânico.
13. Justifica o aparecimento do alfabeto.
14. Explica o carácter inovador do alfabeto fenício.

CORRECÇÃO
1. Os tipos de construções eram os templos e os monumentos funerários.
2. Os tipos de túmulos eram as pirâmides (construções de tamanhos distintos, em forma de pirâmide, com uma série de labirintos e armadilhas para impedir os ladrões de chegar à câmara funerária), as mastabas (o primeiro tipo de túmulos, em forma de quadrilátero) e os hipogeus (túmulos escavados nas rochas, como, por exemplo, o de Tutankamon).
3. Os egípcios obedeciam à lei da frontalidade para representar a figura humana: a cabeça, as pernas e os pés apareciam de perfil, enquanto o olho e o tronco eram representados de frente. Para além disso, o tamanho das figuras dependia da importância social da pessoa representada: quanto maior era, mais importante seria.
4. Os egípcios faziam dois tipos de escultura: faziam estátuas colossais, solenes e rígidas e, também, pequenas estatuetas, extremamente realistas e expressivas.
5. Os tipos de escrita utilizados pelos egípcios eram: a escrita hieroglífica, utilizada nas paredes dos túmulos e dos templos, e dois tipos de escrita mais simplificada, utilizados pelos escribas no dia-a-dia: a escrita demótica e hierática.
6. A escrita hieroglífica era constituída por milhares de símbolos, muitos deles figurativos (animais, pessoas, plantas, objectos), representando objectos, ideias, pessoas e sons (escrita ideofonográfica).
7. Matemática: sistema decimal, raiz quadrada, adição e subtracção
Astronomia: calendário (ano de 365 dias com 3 estações)
Medicina: anatomia (devido à mumificação)
8. Estudar o mapa da página 49 e 51
9. No início do 2º milénio, os Hebreus saem da Suméria e dirigem-se para a Palestina, uma região fértil, considerando que se tratava da Terra Prometida por Deus. Daqui, devido a uma série de dificuldades, partem para o Egipto, à procura de melhores condições de vida. No entanto, acabam por cair na condição de semi-escravidão. Foram conduzidos por Moisés de volta para a Palestina, viagem conhecida pelo nome de Êxodo, durante a qual Moisés recebeu de Deus os 10 Mandamentos.
10. A religião hebraica foi a primeira religião monoteísta.
11. O povo fenício era um povo de marinheiros e de comerciantes.
12. Os fenícios vão criar uma série de colónias por todo o mundo mediterrânico, das quais a mais importante será a de Cartago.
13. Os fenícios necessitavam de um tipo de escrita simples, que fosse fácil de aprender, para registarem as vendas e as compras, necessário para realizarem os seus negócios.
14. Pela primeira vez, foi criado um sistema de escrita com um número reduzido de símbolos (letras), que representavam apenas sons, permitindo uma fácil aprendizagem.

Sem comentários:

Enviar um comentário